quarta-feira, 6 de junho de 2007

Semana do Meio Ambiente


Estamos na semana do meio ambiente. No momento em que as conseqüências do aquecimento global começam a entrar em pauta em todo o planeta, seria legal se refletíssemos sobre nossas ações no dia-a-dia no sentido de preservar nosso habitat. E isso passa pelo compromisso que vai de nossa casa até nosso local de trabalho.

Em casa podemos elencar alguns itens, como o cuidado na utilização da água, evitando desperdícios, a inspeção dos nossos sistemas de esgoto, verificando se há vazamentos ou ligações indevidas, e, fundamentalmente, no cuidado com a separação do lixo e os cuidados com a coleta seletiva. Hoje há comunidades em nossas cidades que vivem exclusivamente da reciclagem do lixo que produzimos todos os dias. O que para nós é lixo se transforma na única fonte de renda para muitas famílias carentes. Não menos importante é evitarmos ao máximo o uso de garrafas pet e sacolinhas de supermercado. Sabemos quanto tempo o plástico precisa para se decompor.

No trabalho, além dos cuidados com a separação do lixo, uma das questões que demandam cuidado é a utilização do papel. Nossa atividade no Judiciário demanda uso de toneladas desse bem precioso para a natureza. Devemos lembrar que papel vem de árvores. Existem medidas simples, como a utilização de impressão frente-verso, que podem reduzir em até 50% o volume de papel utilizado. Outro cuidado fundamental é o correto descarte de pilhas e baterias, como as de celular, por exemplo. Existem muitos pontos de coleta especiais para esses materiais, e inclusive muitos de nossos órgãos já dispõem de sistemas de coleta específicos. Eles contêm metais pesados que são uma verdadeira bomba poluidora. E não dá para esquecer também que os automóveis são emissores de gases, já que queimam na sua maioria combustíveis fósseis. O uso do transporte coletivo e a carona solidária são boas soluções para a otimização do nosso deslocamento ao trabalho.

É isso aí. Os cuidados com o meio ambiente são fundamentais para a preservação da qualidade de vida desta e das próximas gerações. E têm importância fundamental na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Nenhum comentário: