terça-feira, 19 de junho de 2007

QUEM CONQUISTOU O PCS PODE CONQUISTAR MAIS



Juntos, fizemos grandes mobilizações que nos permitiram conquistar o PCS. Assim conquistamos também a criação de novos cargos para a Justiça do Trabalho. Agora queremos MAIS. Vamos nos mobilizar para conquistar um Plano de Carreira que garanta a valorização e o crescimento efetivo do servidor, negociação coletiva no serviço público onde se estabeleça uma política salarial que reponha as perdas e mantenha o poder aquisitivo dos salários, além de continuar a luta pela jornada de 6 horas. Manteremos a luta contra o PLP 01 e pela manutenção do direito de greve dos servidores, não aceitando a retirada de nenhum direito. O Sintrajufe foi protagonista na luta contra a reforma da previdência do governo Lula em 2003. Da mesma forma, lutaremos contra novas re-formas da previdência que retirem direitos. Queremos sim, a retomada de direitos previdenciários, como aposentadoria integral, direitos iguais aos que se aposentem por invalidez, aposentadoria especial às PPD's e aos que trabalham em condições insalubres e perigosas.

A CHAPA 1 É MAIS SINTRAJUFE

Para nós, os servidores estão em primeiro lugar. Não concordamos com aqueles que se dizem independentes mas querem fazer do nosso sindicato uma extensão de seu partido para atacar ou sustentar governos. Nosso sindicato não pode ser nem governista, nem anti-governista. Ao contrário, queremos manter o Sintrajufe independente, pois é assim que conquistaremos MAIS.

TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO PARA FAZER MAIS

Sempre acreditamos que o sindicato deve trabalhar lado a lado com a categoria. Nós democratizamos o orçamento do Sintrajufe, e hoje é a categoria que decide onde o sindicato aplica os recursos. É uma maneira muito mais transparente de gerenciar os recursos do sindicato. Agora queremos um orçamento ainda MAIS democrático, ampliando a participação da categoria no processo com debates nos lo-cais de trabalho e visitas da diretoria ao interior do estado, para atender às demandas de cada região.

MAIS SINTRAJUFE
NO INTERIOR

Nesta gestão, promovemos a eleição de 106 Diretores de Base e garantimos o retorno de 15% da arrecadação do interior para ser utilizado em atividades específicas dos sindicalizados em cada localidade. Queremos mais. Vamos garantir que todas as localidades sejam visitadas anualmente. Vamos lutar pela ampliação das licenças sindicais que viabilizem que a direção do sindicato possa estar efetivamente mais presente no interior. Também vamos estimular com que mais cidades apresentem projetos de oficinas de cultura, como já o fizeram os sindicalizados das localidades de Caxias do Sul, Pelotas, Novo Hamburgo, Vacaria e Santa Maria.

A SEDE DOS NOSSOS SONHOS

Depois de adquirir a sede própria para o Sintrajufe, queremos mais. Instituímos um fundo de obras para fazer nossa sede ainda melhor, com alojamentos para o pessoal do interior, auditório confortável, espaço para atividades culturais e acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

UNIDOS SOMOS MAIS FORTES

Queremos unir e não dividir. É na união que está a força para que os trabalhadores ajudem uns aos outros em suas conquistas. Imagine, por exemplo, se cada grupo dentro do Sintrajufe resolvesse montar seu próprio sindicato. Isso faria com que não tivéssemos mais força para nada, pois os pequenos grupos acabariam disputando entre si, ao invés de lutar pela categoria. Na questão da Central Sindical acontece o mesmo. A proliferação de pequenas centrais organizadas por interesses político-partidários só faz o movimento sindical perder força. Uma central sindical deve nos unir a muitos outros sindicatos fortes para lutarmos juntos por questões comuns. Contudo, a decisão de participar de uma central compete à categoria e foi fruto de amplo debate específico sobre o tema no Congresso de 2005, onde a categoria decidiu manter o Sindicato filiado à Central Única do Trabalhadores. Assim é que esse assunto deve ser tratado e não às pressas, em meio ao calor de uma disputa eleitoral com interesses outros em jogo.

UM SINDICATO PARA TODOS

Acreditamos em um sindicato que trabalha para todos os segmentos da categoria, com núcleos de Oficiais de Justiça, Agentes de Segurança, Aposentados e portadores de deficiência. Um sindicato onde a discriminação não tem vez, seja ela de raça, gênero, orientação sexual, idade, ou de qualquer outro tipo. Um sindicato solidário, que também auxilia os movimentos sociais e os excluídos, e que está pronto para fazer a sua parte por uma sociedade mais justa.

MAIS CULTURA PRA VOCÊ

Uma categoria que luta como a nossa precisa de novos espaços para manifestar suas idéias. Com a contribuição de vários colegas artistas e apreciadores da cultura, incentivamos as manifestações culturais. Movimentamos o sindicato com a já consagrada Sexta-Básica, realizamos oficinas culturais na capital e no interior, além de diversos debates e painéis. Mas queremos muito mais. Vamos ampliar o acesso às oficinas e implementar novos projetos, além do concurso literário e fotográfico já existentes, que contemplem os talentos da categoria da Capital e do interior. Vamos reativar o Coletivo de Cultura, além de promover o Talentos da Categoria 2. Também vamos implementar cursos e debates sobre temas da atualidade, como meio ambiente, democratização dos meios de comunicação, entre outros a serem definidos com a categoria.


QUALIFICAÇÃO É FUNDAMENTAL

O aperfeiçoamento dos servidores também é fundamental para nós. Conquistamos, no PCS, o Adicional de Qualificação, e vamos lutar pela ampliação dos cursos de treinamento, com custeio de estadia, transporte e alimentação para o pessoal do interior pagos pelo órgão. Além disso, buscaremos subsídios de todas as administrações para cursos
de pós-graduação.


COM SAÚDE NÃO SE BRINCA

O Sintrajufe tem uma atuação na área da saúde do trabalhador que é referência para o movimento sindical. Essas ações impulsionam a análise da realidade, as denúncias das condições inadequadas de trabalho e a luta por melhorias. Esse trabalho não pode acabar. Ao contrário, queremos fazer mais, melhorando a qualidade de vida da categoria, democratizando as relações de trabalho e, conseqüentemente, o atendimento à população. Queremos ampliar a base de pesquisa e as orientações para formular propostas aos tribunais exigindo par-ticipação efetiva do servidor na organização do trabalho, para prevenir LER/DORTs, transtornos mentais e assédio moral, e para garantir respeito e tratamento aos colegas com problemas de saúde. Também cobraremos maior participação dos Tribunais no custeio dos planos de saúde.

PAGAMENTOS DAS PENDÊNCIAS SALARIAIS

Conseguimos o reco-nhecimento de direitos salariais – quintos, reenquadramento do PCS e URV - e também seu pagamento parcial, mas queremos mais. Vamos buscar o pagamento integral desses valo-res, cobrando a construção de um calendário nacional de pagamento em todo o Judiciário.

UM SINDICATO ENGAJADO NAS LUTAS ESPECÍFICAS

As pautas específicas de cada um dos segmentos da justiça também são lutas de todos, e estamos engajados para realizar essas conquistas.
Justiça do Trabalho: buscaremos a isonomia de benefícios como auxílio alimentação e assistência pré-escolar;
Justiça Federal: estudaremos os efeitos do processo virtual na saúde do servidor, de-fenderemos a aprovação de novas varas federais e a implementação de novos concursos de remoção;
Justiça Eleitoral: manteremos a luta contra a PEC 02/03, queremos a melhoria da estrutura dos cartórios do interior, a isonomia entre os chefes de cartório do interior e da capital e a federalização da justiça eleitoral.

Nenhum comentário: